2017-12-04 - 10:57
Quem tem necessidade tem que procurar supri-la no lugar certo
Na realidade nós precisamos vir a Jesus tal como somos, tal qual estamos
A VIDA, UMA QUESTÃO DE FE.
João 4:43-54
Pr. G. Jimmy Cornejo

João 4:43-54

Para ver o poder e os milagres de Deus operar em nossas vidas precisamos dar alguns passos de fé. Nestes versículos encontraremos alguns destes passos.

1.     IR AO ENCONTRO DE JESUS. João 4: 46-47.  Jesus voltou a Caná da Galiléia, onde havia transformado água em vinho. Estava ali um alto funcionário público que morava em Cafarnaum. Ele tinha em casa um filho doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia, foi pedir a ele      que fosse a Cafarnaum e curasse o seu filho, que estava morrendo.

Quem tem necessidade tem que procurar supri-la no lugar certo, pois caso contrario, será uma perda de tempo e trará frustração para quem não a encontra.

Esta história nos mostra a realidade de um pai, que sofrendo por causa da doença de seu filho, possivelmente já tinha procurado por todos os meios trazer cura para o mesmo. Porém, ao não tê-la encontrando e sabendo da chegada de Jesus à região, conhecendo que Ele nos dias anteriores fizera o milagre de transformar água em vinho, foi direitamente ao seu encontro para pedir uma ação em favor de seu filho.

Parece que enquanto temos o controle da situação em nossas mãos não precisamos da intervenção divina em nossas vidas, porém uma coisa é evidente; enquanto não nos despojarmos do orgulho e da independência nunca seremos suficientemente fortes na fé, como diz Rober C. Chapman: “Para ser forte na fé são necessárias duas coisas: Uma estima muito baixa de nós mesmos, e UMA ESTIMA MUITO ALTA DE CRISTO”.

Na realidade nós precisamos vir a Jesus tal como somos, tal qual estamos. Não precisamos vir a Cristo pensando ter algo que possamos dar em troca de nossa salvação ou de qualquer coisa que seja, mas temos que vir a Cristo tal qual estamos, munidos de uma fé ainda que seja do tamanho de um grão de mostarda.

Não precisamos estar com nossa vida resolvida para vir a Cristo, aliás a bíblia diz no livro de Lucas 5: 31-31: “Jesus respondeu: - Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os bons, mas para chamar os pecadores, a fim de que se arrependam dos seus pecados”.

2.     EXPOR O PROBLEMA A JESUS. João 4:46b-49 “Estava ali um alto funcionário público que morava em Cafarnaum. Ele tinha em casa um filho doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia, foi pedir a ele que fosse a Cafarnaum e curasse o seu filho, que estava morrendo. Jesus disse ao funcionário:-Vocês só creem quando veem grandes milagres! Ele respondeu:-Senhor, venha depressa, antes que o meu filho morra!”

Muitas vezes nós não alcançamos ver os milagres ou as soluções para nossos problemas porque tentamos levá-los sozinhos ou procuramos a ajuda de pessoas que não tem o poder para resolver esses problemas. Só Deus pode resolver o problema do homem. O evangelista Marcos relata uma historia semelhante que mostra como a fé é essencial neste quesito da vida.

Marcos 9:21-24“Aí Jesus perguntou ao pai: —Quanto tempo faz que o seu filho está assim? O pai respondeu:— Ele está assim desde pequeno. 22 Muitas vezes o espírito o joga no fogo e na água para matá-lo. Mas, se o senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós! 23 Jesus respondeu:— Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé. 24 Então o pai gritou:— Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda!”

Agora, não temos que nos achegar a Deus só com o intuito de resolver os nossos problemas ou ver milagres acontecer, mais sim com o desejo profundo de sermos salvos e transformados por ele e nele.

3.    CRÊR EM JESUS. João 4: 50- 53 “Volte para casa! O seu filho vai viver! - disse Jesus. Ele creu nas palavras de Jesus e foi embora. No caminho encontrou-se com os seus empregados, que disseram:-O seu filho está vivo! Então ele perguntou a que horas o filho havia começado a melhorar. Os empregados responderam: - Ontem, à uma da tarde, a febre passou. Aí o pai lembrou que havia sido naquela mesma hora que Jesus tinha dito: "O seu filho vai viver." Então ele e toda a família creram em Jesus.”  

Quando aquele homem fez o pedido a Jesus de ir a sua casa, Jesus o contrariou e não foi, mas ele liberou uma palavra de cura, e esse pai acreditou nessa palavra e voltou para casa confiante. 

“Deus supre as necessidades, mas nem sempre os caprichos” R.C. Sproul 

Muitas vezes quando a resposta de Jesus é diferente aos nossos pedidos nos desanimamos e, muitas vezes, desistimos deixando de gozar de inúmeras bênçãos.

Romanos 10: 17 “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo”. 

Tomara que tivessem uma fé semelhante a esta, mais a maioria dos homens precisa primeiro ver pra logo crer.

A fé genuína não é aquela que anda atrás de grandes sinais, mais sim aquela que se apaixona por Cristo. Uma fé genuína é aquela que leva a pessoa a descansar mesmo nos momentos de desespero. Por que estou dizendo isto?  Porque este camarada da história, mesmo recebendo uma resposta contrária a seu pedido, a aceitou; mesmo sem ver o que aconteceria com seu menino, creu. O retorno à sua casa demorou quase um dia, pois de Caná ate Cafarnaum havia uma distancia de mais ou menos 30 Km. Entretanto, o texto diz que no meio da sua jornada ele recebeu a noticia de que seu filho tinha sido curado. 

Isaías 28: 16 “Por isso, o SENHOR Deus diz: "Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra preciosa que eu escolhi, para ser a pedra principal do alicerce. Nela está escrito isto: Quem tem fé não tem medo”.  

Mateus 11:28 - Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.

Deus quer que nós primeiro creiamos para então contemplarmos suas maravilhas, para vermos as ações poderosas dele a nosso favor. Este funcionário público acreditou na cura de seu filho mesmo sem ver. Ele apenas acreditou na palavra que Jesus proferiu. De fato é a palavra de Deus que nos vivifica. Ele então se apossou desta palavra e seu coração se encheu de esperança.

Porém muitos ainda hoje precisam ver para crer. Eles dizem: “Só acredito naquilo que eu vejo!”. Este é o princípio de muitos seguidores de Tomé, o apóstolo. Aparentemente, racionalistas, este mesmo princípio cai por terra quando alguém leva um choque elétrico e também cai por terra, sem ter visto a corrente que o “aterrou”… Não se vê, mas é real. 

A Bíblia nos diz em João 20: 29 “Você creu porque me viu? - disse Jesus. - Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!

A lei de Deus é diferente da lei dos homens: Enquanto para eles é ver pra crer, para Deus é crer para ver.

Crer em Jesus para ter vida: João 11: 25 – 26. Então Jesus afirmou: - Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?

Crer para ser abençoado: Hebreus 11:1 A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. 

Conclusão.

Para termos vida precisamos dar estes três passos: Ir ao encontro de Jesus, expor nossos problemas a ele e, por fim, crer em Jesus, pois, certamente, veremos os atos poderosos de Deus na nossa vida.


 

Tags da Matéria:  
 

  •  
    voltar